• islamedialogo1

OS GÊNIOS E AS SUAS FUNÇÕES

Gênio, literalmente, significa “algo oculto ou velado.” Os gênios são uma espécie de seres invisíveis. Uma pequena Surata do Alcorão leva esse nome. Nessa Surata lemos que alguns gênios escutaram o Profeta Mohammad (sallallahu alaihi wa sallam) e se tornaram crentes:


“Dize: Foi-me revelado que um grupo de gênios escutou (a recitação do Alcorão). Disseram: Em verdade, ouvimos um Alcorão admirável, que guia à verdade, pelo que nele cremos, e jamais atribuiremos parceiro algum ao nosso Senhor; cremos em que – exaltada seja a Majestade do nosso Senhor – Ele jamais teve esposa ou filho... E, entre nós (os gênios), há virtuosos e há também os que não o são, porque seguimos diferentes caminhos.” (72:1-3, 11)


Dado isso, podemos entender que os gênios são seres conscientes encarregados com obrigações divinas. Recentes descobertas em biologia tornam claro que Allah criou seres particulares para cada reino. Os gênios podem ter sido criados quando a Terra era ainda um corpo de fogo. Foram criados antes de Adão e Eva, e foram responsáveis em cultivar e melhorar o mundo. Apesar de Allah depois substituí-los conosco, ele não os eximiu das obrigações religiosas.


O Alcorão afirma que os gênios são criados de “fogo vivo” (55:15). Em outro versículo é esclarecido que esse fogo e de “fogo puríssimo” (15:27). E penetra tão profundamente quanto a parte mais íntima do corpo.18


Como os anjos, os gênios se movem rapidamente e não estão restritos ao nosso tempo e espaço. Porém, uma vez que o espírito é mais ativo e mais rápido que os gênios, aqueles que vivem ao nível da vida do espírito e conseguem transcender os limites da matéria e os confins do tempo e espaço, podem ser mais rápidos e mais ativos que eles. Por exemplo, o Alcorão relata que quando o profeta Salomão perguntou quem seria capaz de trazer o trono da rainha de Sabá (no Iêmen), um gênio respondeu que conseguiria trazê-lo antes da reunião acabar e o profeta Salomão se levantar. Porém, um homem com conhecimento especial de Allah, replicou: Eu o trarei antes que te tenhas levantado do teu assento.” (27:38-40).


Uma vez que nada é difícil para o Todo-Poderoso Allah, Ele concedeu aos seres humanos, aos gênios e aos anjos poder e força apropriada para as suas funções ou deveres. À medida que Ele utiliza anjos para supervisionar os movimentos dos corpos celestiais, Ele permite aos seres humanos governar a Terra, dominar a matéria, construir civilizações e produzir tecnologia.


Poder e força não estão limitados ao mundo físico, nem são proporcionais à medida do corpo. Nós vemos que coisas imateriais são bem mais poderosas do que grandes entidades físicas. Por exemplo, a nossa memória é bem mais espaçosa e compreensiva do que uma enorme sala. As nossas mãos podem tocar objetos próximos, mas os nossos olhos podem viajar longas distâncias em um instante. A nossa imaginação consegue transcender o tempo e o espaço de uma vez, Os ventos conseguem arrancar árvores e demolir enormes prédios. Uma jovem e minúscula rebento de planta consegue fender rochas e alcançar a luz do sol. O poder da energia, cuja existência é conhecida pelos seus efeitos, é aparente para todo mundo.

Tudo isso mostra que o poder de algo não é proporcional ao seu tamanho físico; ao contrário, o mundo imaterial domina o mundo físico e as entidades imateriais são bem mais poderosas do que os materiais.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo