top of page

Home > Orações> A Oração (Salat)

Image by Levi Meir Clancy
Image by Ahmed Sherif

A Importância da Oração no Islam

No Islam, a oração (também se chama de 'salat' ou 'reza'), é o ato mais importante, um dos cinco pilares. As orações constituem um elo direto entre o adorador (servo) e Deus. Não há autoridade hierárquica no Islam, como padres, pastores, rabinos etc. Se tiver mais de um muçulmano na hora de oração, a oração deve ser dirigida por quem conhece os fundamentos da religião melhor e recita o Alcorão melhor. Pois Profeta Muhammad disse:"A Misericórdia de Deus está acima dos muçulmanos que se reúnem por Deus". Por isso  é recomendado praticar a oração em grupo no caso haja mais de um muçulmano. Mas para as muçulmanas é melhor fazer as orações em casa. Pois Profeta Muhammad disse: "A oração que uma muçulmana pratica na sua casa é equivalente à oração de um muçulmano que pratica a oração na mesquita, em grupo". Apesar de ser preferível, não é obrigatório praticar as orações seguindo alguém ou numa mesquita, se pode fazer sozinho e em qualquer lugar da terra desde que seja limpo. Pois Profeta Muhammad disse: "A Terra, para os muçulmanos, é uma mesquita (lugar de oração)". Nessas cinco orações diárias, são recitados versículos do Alcorão, na linguagem da Revelação (em árabe). Mas as súplicas pessoais podem ser feitas no idioma de cada um.

Alguns versículos sobre a oração:


● "E quando tiverdes concluído a oração, mencionai Deus, quer estejais de pé, sentados, ou deitados. Porém, quando estiverdes fora de perigo, observai a devida oração, porque ela é uma obrigação, prescrita aos crentes para ser cumprida em seu devido tempo." (4:103)


● "Quanto aos sábios, dentre eles, bem como aos fiéis, que crêem tanto no que te foi revelado como no que foi revelado antes de ti, que são observantes da oração, pagadores do zakat, crentes em Deus e no Dia do Juízo Final, premiá-los-emos com magnífica recompensa." (4:162)


● "E observai a oração, pagai o zakat e obedecei ao Mensageiro, para que tenha misericórdia de vós." (24:56)"


● "Observai as orações, especialmente as intermediárias e consagrai-vos fervorosamente a Deus." (2:238)


● "A oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito; na verdade, a recordação de Deus é a (ato) mais importante. Sabei que Deus está ciente de tudo quanto fazeis". (29:45)


● "Que crêem no desconhecido, observam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos."(2:3)


● "Praticai a oração, pagai o zakat e praticai a oração, juntamente com os que se inclinam."(2:43)


Alguns hadices (que são os dizeres do Profeta Muhammad) do Mensageiro de Deus sobre a oração:


● "A primeira coisa de que o homem terá de prestar conta, no Dia do Juízo Final, será a oração."


● "O que pensaríeis se houvesse um riacho diante da porta de alguém, e essa pessoa se banhasse cinco vezes por dia? Restar-lhe-ia alguma sujeira? E eles responderam: Certamente que não! Ele então disse: É o caso das cinco orações, por meio das quais Deus vos remove todos os pecados".

● "A oração é uma obrigação prescrita aos crentes, para ser cumprida em seu devido tempo". (4:103)
"Em seu devido tempo" significa que há, para isso, horários determinados. Abaixo há informações detalhadas sobre todas as orações, e dos seus próprios horários.

Oração do meio-dia

Oração da tarde

Oração do crepúsculo

Oração da noite

bottom of page