SURA 100

AL-‛ÁDIYAT (OS CORCÉIS)

Período de Medina

 

Esta Sura de 11 versículos provavelmente foi revelada em Medina. Ela recebe seu nome da palavra, Al-‘ádiyat (Os Corcéis) no primeiro versículo. Depois que ela elogia as vanguardas do Islam, ela chama a atenção para algumas atitudes negativas que existem nos seres humanos, particularmente em incrédulos, e adverte que Deus está plenamente consciente de tudo o que as pessoas fazem.

 

Em Nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

 

1. Pelos corcéis ofegantes,

 

2. Que lançam chispas de fogo,

 

3. Que correm para fazer ataques súbitos de manhã,

 

4. E levantam, desse modo, nuvens de poeira,

 

5. Atacando assim uma multidão de inimigos-

 

Os versículos são normalmente interpretados como sendo preocupados com guerreiros muçulmanos a cavalo. De acordo com Ikrima, comentarista clássico que viveu no primeiro século do Islam, o segundo versículo se refere a armas de guerra. Então, os comentaristas modernos, como Hamdi Yazır, sustentam que os versículos também implicam em outras armas de fogo, tanques e armamentos modernos especialmente blindados.

 

6. Certamente, o ser humano é ingrato para com o seu Senhor;

 

Embora os juramentos nos versículos iniciais são de importação positiva, este versículo menciona um aspecto negativo da natureza humana. Isto porque o versículo condena aqueles que não apreciam o favor de Deus sobre a humanidade como consagrado na orientação do Islam. Assim, os versículos iniciais elogiam os guerreiros muçulmanos que respondem às forças inimigas dolosas que estão atacando-os por motivos de intolerância religiosa ou por traição aos seus acordos com eles.

 

7. E, para isso, ele mesmo é testemunha disso;

 

Isto é, a consciência não corrompida dos seres humanos, que não podem deixar de admitir o favor de Deus que vem na forma de orientação do Islam, testemunham a sua ingratidão proposital e rebelião contra Deus. Além disso, a vida, as atitudes e os atos de uma pessoa ingrata atestam a sua demonstração de ingratidão para com Deus. Os próprios seres humanos, bem como certas partes de seus corpos, darão testemunho contra a sua ingratidão no Dia da Ressurreição.

 

8. E, mais certamente, ele é violento no amor à riqueza.

 

9. Será que ele acha que não virá a saber (o que significa ingratidão a seu Senhor), quando tudo o que há nos túmulos for revolvido e trazido para fora,

 

10. E tudo o que está nos peitos for aberto e revelado?

 

11. Certamente, o teu Senhor nesse Dia estará plenamente consciente deles.