SURA 103

AL-ʻASR

(O TEMPO CARREGADO DE EVENTOS)

Período de Meca

 

Esta Sura de três versículos, revelada em Meca, leva o seu nome da palavra al-ʻasr no primeiro versículo. Esta sura curta contém os ensinamentos básicos do Alcorão em uma forma compactada. O Imam Cháfi’i disse: “Se não tivessem outras Suras sido reveladas, esta curta sura teria sido o suficiente para a felicidade das pessoas em ambos os mundos” (Yazır). Quando os companheiros se uniram em um encontro, eles geralmente não saem de lá sem recitar esta Sura (al-Baihaqui, 6: 501).          

 

Em Nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

 

1. Pela Tempo (especialmente a última parte dela, carregado de eventos),

 

Al-ʻAsr tem vários significados, tais como dia, hora e noite juntos, a tarde, a última parte do tempo etc. Ele também implica estar cheio de coisas e pronto para ser esvaziado. Nosso Profeta disse que ele é o Profeta de al-ʻasr, ou seja, da tarde (Al-Bukhári, “Ijára”, 8, 9).

 

Se considerarmos todos esses significados, pode-se dizer que por al-ʻasr, a Sura se refere ao tempo do início ao fim, tanto quanto os eventos que ele contém estão em causa, e que chama a atenção em particular para a última parte, durante a qual o Último Mensageiro de Deus foi enviado com a última Mensagem, universal de Deus. Implica, também, no mais recente período desta parte quando os eventos extremamente importantes acontecerem e vão ter lugar.

 

2. Certamente, o ser humano está na perdição,

 

3. Salvo aqueles que acreditam, praticam o bem e exortam uns aos outros à verdade, e exortam uns aos outros à paciência firme (em face de infortúnios e sofrimentos pela causa de Deus, e em fazer boas ações, e não cometer pecados).