Islam (Islamismo, Islão, Islã), a religião dos muçulmanos, a última revelação de Deus (Allah, Alá) para a humanidade através de Seu último mensageiro, o profeta Muhammad. O último elo na corrente das religiões divinas, como Judaísmo e Cristianismo.

 

A palavra Islam significa, literalmente, paz e cumprimento pacífico entre as pessoas. No sentido religioso significa “submissão” total a Deus.  A palavra muçulmano (muslim) significa “submisso” à vontade de Deus, ou seja, aquele que aceita o Islam como religião.

 

O Islam, prega à paz, o respeito à vida, respeito ao indivíduo, ao estado, à propriedade, à ordem e sobretudo aos direitos e à justiça.  

 

As perguntas como “de onde nós viemos?,  “para onde vamos?”, “quem nos criou?”, “qual a razão e o objetivo da nossa existência?” etc. são de extrema importância para o homem encontrar a paz na vida terrena. O Islam, sendo a última religião de Deus na terra, esclarece todas essas questões e promete a paz interior e felicidade para quem o seguir corretamente, tanto nesta vida quanto na vida eterna.

 

O Islam é a religião de quem acreditar em seus fundamentos, não apenas de algumas nacionalidades ou países. Os pilares da fé islâmica estão listados abaixo. Qualquer pessoa que acredita nestas questões (da forma explicada abaixo), declarando sua fé, pode se tornar muçulmano. Mas, ser muçulmano é apenas o primeiro passo. Seguir o Islam, praticar a religião, acontece cumprindo todas as obrigações exigidas pelo Islam.