• islamedialogo1

ANJOS E GÊNIOS NESTE MUNDO

Os anjos e os gênios podem assumir formas ou figuras e aparecerem neste mundo. Aqui, nós observamos movimentos do visível para o invisível: a água evapora e desaparece na atmosfera, matérias sólidas se tornam líquidas ou gases (vapor), e a matéria se torna energia (fissão nuclear). Da mesma forma, observamos movimentos do invisível para o visível: os gases se tornam fluidos, água evaporada torna-se chuva (bem como neve ou granizo), e energia se torna matéria. Da mesma forma, pensamentos intangíveis e significados em nossas mentes podem aparecer em formas tangíveis de cartas e palavras em ensaios ou livros.


De forma análoga, seres invisíveis como anjos, gênios e outras entidades espirituais são cobertos por alguma substância material, tal como ar ou éter, e então se tornam visíveis. De acordo com o Imam Chibli, Allah pode permitir-lhes assumir uma forma quando pronunciam qualquer um de Seus Nomes, para isso funcionar como uma chave ou um visto capacitando-os a assumir uma forma e se tornarem visíveis neste mundo. Se eles tentam fazer isso sem a permissão de Allah, confiando em suas próprias habilidades, eles são rasgados em pedaços e perecem.


Lemos no Alcorão no versículo (19:17) que o espírito de Allah enviado a Maria (a mãe de Jesus), e quem os teólogos muçulmanos dizem ser o Arcanjo Gabriel, apareceu perante ela em forma humana. Quando Gabriel foi ter com o Profeta Mohammad (sallallahu alaihi wa sallam) com a revelação, ou a Mensagem de Allah, ele geralmente ia como um combatente, viajante ou um Companheiro chamado Dihya. Por exemplo, ele foi ter com ele como um combatente montado num cavalo, seguindo o fim da Batalha da Trincheira e disse ao Profeta (sallallahu alaihi wa sallam): “Ó Mensageiro de Allah, você tirou a sua armadura, mas nós, os anjos, não o fizemos ainda. Allah ordena-o a marchar sobre os Banu Curaiza.” Em outra oportunidade ele apareceu como viajante, vestido de branco e, para instruir os companheiros na religião, formulou ao Profeta as seguintes perguntas: “Que é a fé? Que é o Islam? Que é a İhsan (benevolência)? Quando será o Dia do Juízo?


A exemplo dos anjos e gênios, Satã (que é um gênio) pode aparecer em diferentes formas. É narrado que antes da Batalha de Badr, ele apareceu aos líderes coraixitas como uma pessoa idosa de Najd e os advertiu. Da mesma forma, um companheiro que estava guardando os espólios de guerra pegou Satã disfarçado tentando roubar alguns itens.19 Satã implorou para o companheiro soltá-lo, e ele o fez, duas vezes. Na terceira vez, o companheiro tentou levá-lo para o Mensageiro de Allah. Satã, porém, apelou: “Solte-me, e eu lhe direi como você poderá se proteger contra mim.” O companheiro perguntou qual era aquilo, e Satã respondeu que era o versículo do Trono (2:255). Quando o Mensageiro de Allah (sallallahu alaihi wa sallam) foi informado a respeito disso, comentou: “O malvado é mentiroso, mas dessa vez disse a verdade.”


O Alcorão relata que um grupo de gênios escutou o Mensageiro de Allah (sallallahu alaihi wa sallam) recitar o Alcorão e, quando retornaram para seu povo, disseram: Ó povo nosso, em verdade escutamos a leitura de um Livro, que foi revelado depois do de Moisés, corroborante dos anteriores, que conduz o homem à verdade e ao caminho reto.” (46:30). A Surata continua com o que eles pensam a respeito do que ouviram. Algumas tradições nos relatam que o Mensageiro recitou parte do Alcorão e pregou sua Mensagem aos gênios. Os gênios podem também aparecer como cobras, escorpiões, gado, macacos, pássaros e outros animais. Quando o nosso Profeta aceitou a promessa de aliança dos gênios no vale de Batn al Nakhla, ele quis que eles aparecessem para a sua comunidade ou na sua própria forma ou em outras formas agradáveis, não como animais maldosos como cães e escorpiões. Ele advertiu a sua comunidade: “Quando vocês virem qualquer parasita em suas casas, digam-lhe três vezes: ‘Pela vontade de Allah, deixa esse lugar’, porque pode ser um gênio amigo. Se ele não for embora, não é um gênio. Se for maléfico, vocês podem matá-lo.”

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo