top of page
  • Foto do escritorCIDI

Como Resistir a Satanás?

De fato, o Alcorão nos diz que “... a sutileza de Satanás é débil.” (4:76). Parece uma teia de aranha que aparece quando você está caminhando entre duas paredes. Não o faz parar, e não lhe dá nenhuma importância. Ele sugere ou sussurra e apresenta atos pecaminosos numa “embalagem falsamente ornamentada”, assim oscrentes nunca aceitam seu “presente”. Quando ele sussurra maus pensamentos, os crentes devem saber que essa é a sua última e amais fraca estratégia e a trata de acordo. Se eles prestarem atenção para esses sussurros, eles podem se render. Como um comandante que, enganados pelo seu próprio medo, despacha seu exército paraas duas azas e abandona o centro exposto, os crentes exaurem suas forças de perseverança e resolvem combater Satã e seu eu carnalquando eles concentram em tais sussurros. No fim, eles não conseguem suportar a luta real.


Para se libertar das más sugestões, afaste-se dos atrativos camposde Satã e do pecado. Desatenção e negligência da oração são convites das “flechas” de Satã. O Alcorão declara: “Mas a quem se afastar da Mensagem do Clemente destinaremos um demônio, que será seu companheiro inseparável.” (43:36). A lembrança do Misericordioso, nobre ou sagrado fenômeno, e uma devotada vida religiosanos protege dos ataques de Satã. Novamente, o Alcorão nos avisa: “E quando alguma tentação de Satanás te assediar ampara-te em Allah,porque Ele é Oniouvinte, Sapientíssimo. Quanto aos tementes, quando alguma tentação satânica os acossa, recordam-se de Allah; ei-los iluminados.” (7:200-201).


O mensageiro de Allah avisa: “Quando estiver zangado; se você estiver de pé, sente-se; deite-se ou fique de pé se estiver sentado e pratique ablução.” Ao retornar de uma expedição militar, o Profeta fez uma parada num certo lugar. Eles estavam tão cansados que dormiram até depois da Oração da Alvorada (perdendo a hora da oração). Quando acordaram, o Profeta ordenou: “Deixem o lugar imediatamente, pois Satã domina este lugar.” O Profeta também disse que Satã fugiu ao ouvir o chamado para a oração.


Satã algumas vezes tenta iludir-nos através de cenas obscenas. Ele faz com que fiquemos obsessos com prazeres ilícitos. Nessas ocasiões trate de persuadir-se que qualquer prazer ilícito resultará em acessos de remorso e pode ameaçar a sua Outra Vida ou mesmo a sua vida moral. Fique sabendo que a vida neste mundo não passa de diversão, uma ilusão confortante, e que a verdadeira vida é a da Outra Vida. Quando alguns de seus homens resistiram de se juntar à expedição de Tabuk devido às intempéries do calor de verão, Allah avisou-os: “O fogo do inferno é mais ardente ainda! Se ocompreendessem…!” (9:81).

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page