• PRECES

Tevhidname 1

Atualizado: Abr 11




Na literatura turca, “Tevhîdnâme” é o gênero que expressa a incapacidade e necessidade de todas as criaturas, especialmente os seres humanos, em face da glória de Allah. Neste tipo de obra, menciona-se a existência, unidade, personalidade, atributos de Allah, sua força infinita, poder e majestade e sua misericórdia incomparável. Na literatura turca, muitos “tevhidname” foram escritos tanto na poesia quanto na prosa.


As principais fontes nessas obras, nas quais as questões relacionadas à unidade são explicadas, são o Alcorão, hadíce, crença e espiritualidade. Poetas e autores criaram textos literários de acordo com suas habilidades e seus conhecimentos a partir dessas fontes.

Recentemente, Fethullah Gülen Hodjaefendi escreveu um "Tevhîdnâme" também. Na verdade, os livros de Tevhidname, geralmente são divididos em três partes em termos de conteúdo. Na primeira parte, a essência e os atributos subalternos de Deus são mencionados. No segundo capítulo, as manifestações de Seu poder no universo são reveladas. Na terceira parte, Munajaat, explica-se a glória de Deus, seu governo do universo, refugia-se Nele e pedir sua ajuda.


Hodjaefendi, por sua vez, se concentrou na terceira parte, e não na primeira e na segunda parte do seu livro “Tevhîdnâme”. Ele reuniu as informações do primeiro e do segundo capítulo, descritos de acordo com as tradições, os atributos do Deus Todo-Poderoso e a vastidão de seu poder, na terceira parte que é chamado de “Munajaat”. Ao ler esta obra, a pessoa também entende os atributos supremos de Deus. É necessário também saber bem o que significa a crença da unidade no Islam em termos de compreensão do sentimento constituído.


Aqui apresentamos primeiros 11 versos do Tevhidname


Em Nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Todo o louvor e a gratidão são de Deus, o Senhor dos mundos A paz esteja com Nosso Profeta Muhammad, que é nosso único guia e único apoio para encontrar o caminho certo, a paz esteja com sua família puríssima, a paz esteja com todos os seus Companheiros que foram pioneiros de generosidade e de piedade; A paz esteja com todos os profetas e mensageiros A paz esteja com os servos devotos e justos de Deus, tantos do céu e quantas da terra


1) Ó Meu Deus!, conceda-nos Tua misericórdia, tanto que fiquemos tão satisfeitos com ela e não necessitemos dos demais


2) Ó Meu Deus! Exigimos Sua Graça, Seu Favor e Sua Preferência que fiquemos tão satisfeitos com elas e não necessitemos dos demais


3) Ó Meu Deus! conceda-nos uma plena fé da Tua Graça e que não tenhamos nada além de Ti.


4) Ó Meu Deus!, permita-nos viver em conformidade a Religião do Islam na forma que Você fica contente, e com isto, não tenhamos nenhuma preocupação de contentar os outros.


5) Ó Meu Deus!, conceda-nos a consciência da perfeição (İhsan) na fé, e assim a mesma, nos impede de todas as futilidades e todos os trabalhos que não nos aproximam a Ti;


6) Ó Meu Deus!, conceda-nos uma orientação(guia) da Tua Graça que nos salva de todos os desvios possíveis,


7) Ó Meu Deus! Conceda-nos uma completa maturidade da Tua Graça, que com ela ficamos protegidos de todos os tropeços e armadilhas.


8) Ó Meu Deus! Faça-nos alcançar Sua Plena Satisfação, que nos protegerá de todas as criaturas mortais e condenadas a desaparecer.


9) Ó Meu Deus, Conceda-nos um forte desejo de Ti encontrar e forte desejo de encontrar o seu amado Profeta (Muhammad), que assim não tenhamos desejos fúteis e não necessitemos desejar algo além de Ti.


10) Ó Meu Deus, faça nos ficarmos felizes com uma boa nova da Tua Graça tanto que a mesma deixa todas as outras boas novas na sombra.


11) Ó Meu Deus! Torne-nos livres de doenças com sua cura, conceda-nos saúde e bem-estar, até que não necessitemos dos tratamentos, soluções e remédios dos outros.



Aviso: Para ver legendas em portugues é só alterar pelas configurações


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo