top of page
  • Foto do escritorCIDI

A Sabedoria Realidade da Ascensão

Atualizado: 13 de ago. de 2021

Um governante tem dois tipos de conversas ou entrevistas, e tem dois modos de discursos e de concessão. Um deles é quando ele conversa com um sujeito comum ou cidadão sobre um determinado assunto ou necessidade, por meio de uma linha direta, privada de comunicação, como um telefone. O outro é que, sob o título de soberania suprema, sendo o governante de todo o país, ele escolhe um enviado, cujo escritório está preocupado com o assunto, para publicar e promulgar o decreto real, e este decreto traz a autoridade e o peso do sua majestade.


Da mesma forma, o Mestre de toda a existência, tem dois tipos de falar, e dois modos de favorecimento. Um é particular e privado, o outro, universal e geral. Ao particular e privado ocorre no espelho do coração por meio de uma relação particular com o Senhor. Todos podem receber uma manifestação de luz e uma conversa com o Mestre da criação de acordo com sua capacidade e o caráter de sua jornada espiritual em atravessar os graus em direção a santidade, e sua capacidade de receber as manifestações dos Nomes e Atributos Divinos. É por isso que há graus inumeráveis em santidade. A segunda é que, em virtude de ter um caráter abrangente e sendo o fruto mais esclarecido da árvore da criação, os seres humanos são potencialmente capazes de refletir sobre todos os Nomes Divinos manifestados no universo no espelho do seu espírito. Mas nem todos podem perceber isso. Deus, Todo-Poderoso, manifesta todos os Seus Belos Nomes e Atributos apenas no maior da humanidade ao nível máximo e mais abrangente, já que é apenas aquele maior que é capaz de recebê-los. Foi esta forma de manifestação que ocorreu no Profeta Muhammad (que Deus o abençoe e lhe dê paz).


Assim, a Ascensão é a Viagem Noturna do Profeta Muhammad (que Deus o abençoe e lhe dê paz) através dos graus de perfeição. Isto é, Deus, Todo-Poderoso, tem vários Nomes ou Títulos manifestados no arranjo e disposição das criaturas, e nas diversas obras de Sua Senhoria (Sua educação, treinamento, manutenção e fornecimento) são apresentados como os resultados da execução de sua autoridade absoluta em a invenção e administração de criaturas nos níveis dos céus onde Ele executa o Seu Senhorio de acordo com as diferentes condições de cada nível.

Assim, a fim de mostrar as obras de Sua Senhoria para Seu servo especial e, assim, torná-lo um ser humano abrangendo todas as perfeições e receber todas as manifestações Divinas - isto é, aquele que pode ver todos os níveis do universo e anunciar a soberania de Sua Senhoria, e que pode anunciar as coisas que ele aprova e desvendar o significado enigmático da criação – Deus, Todo-Poderoso, montou-o em Buraq (a montaria do Paraíso) e tinha de viajar através dos céus como um relâmpago, promovendo encargos superior e mais elevados, e levando-o a observar o Senhorio Divino de mansão em mansão, e de esfera em esfera, mostrando-lhe os Profetas, seus irmãos, cujas habitações estão nos céus dessas esferas, um após o outro. Finalmente, Ele o promoveu para a estação da distância entre as cordas de dois arcos (colocadas uma ao lado da outra), ou até mesmo mais perto e o honrou com a manifestação especial de todos os Seus Nomes ao grau mais elevado.


Fonte: Ünal, Ali: O Alcorão com Interpretação Anotada, Tughra Books 2015

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page